QUEM SOMOS

Somos um canal que se pretende manifesto. O MANIFESTO: nasceu de um desconforto com as dificuldades de transpor as barreiras entre a universidade e a sociedade, e também da necessidade de buscar ações mais propositivas sobre a nossa realidade, e assim, superar nossa posição reativa frente ao avanço da direita e seu controle da agenda política. Este é um canal de diálogos e construção de um projeto de esquerda, acolhendo formas diversas do saber. Aliamos a beleza das letras à força da voz para nos manifestarmos, e esperamos sua companhia para conversar.

MANIFESTO: EM VOZ

Em voz, somos um podcast de conversas políticas que partem das demandas concretas atuais e tentam enxergar mais profundamente suas razões e apresentar alternativas à esquerda para enfrentá-las. 

O formato de podcast surgiu como um desafio para expandir o alcance de nossos debates e ações, e como um caminho para conhecer e ajudar a divulgar os diferentes ideais e as muitas práticas que hoje compõem a esquerda no Brasil.

Os episódios são divididos em dois formatos. As Temporadas são séries de episódios que tratam diferentes aspectos de um mesmo tema, sempre acompanhados de companheiros de luta, que trazem suas histórias e pontos de vista a partir de suas pesquisas e iniciativas. E os Rascunhos são episódios mais livres, para conversarmos sobre outros assuntos que nos interessam para além das temporadas. 

Você pode ouvir o nosso podcast no SpotifyYouTubeGoogle PodcastsApple PodcastsAnchor e outros agregadores. E pode participar comentando e sugerindo nas nossas redes sociais.

MANIFESTO: EM LINHAS

Em linhas, somos um blog de análises de conjuntura sobre assuntos que tocam a todos nós. Abordamos questões do cotidiano político brasileiro e internacional, e das urgências sociais que se impõem em tempos de crise.

Queremos pautar debates necessários para a construção de alternativas à esquerda. Construir espaços de diálogo passa pela reflexão do tempo presente e da elaboração de nossas reações. 

Em textos soltos ou em séries temáticas, postados sempre aqui no site, conversamos por escrito com a colaboração de companheiras (os) de luta. 

Junte-se a nós, sugerindo, comentando e discutindo os textos no site e nas redes sociais. E se quiser escrever, entre em contato conosco por aqui.

 — NÓS

Artur Bertolucci

Bacharel em Relações Internacionais pela UFU e mestre pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP/ UNICAMP/PUC-SP). É pesquisador do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES). Dedica-se a pesquisar a política internacional, com foco na América do Sul e na Ásia. Espírita de berço e apaixonado por política e economia, acredita que a construção de uma sociedade igualitária e sustentável se faz pela luta constante e pela mobilização coletiva. 

Letícia Rizzotti

Graduada em Relações Internacionais pela UNIFESP e mestre pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP). É pesquisadora do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES). Dedica-se a temas de governança relacionados à segurança internacional e direitos humanos. Filha da universidade pública, está sempre na defesa da educação pública, gratuita, universal e de qualidade.

Pedro Lima

Arquiteto urbanista, formado pela FAUUSP. Trabalhou no Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade, o LabCidade, e fez parte do blog observaSP por quatro anos. Estuda e atua nas áreas de política urbana, projetos urbanos e habitação, e se interessa por todo tipo de experiência insurgente, anarquismos e socialismos libertários.

 — NOSSOS COMPANHEIROS

Visión Internacional 

É um projeto de pesquisadores jovens da área de Ciências Sociais e Humanidades do Instituto Universitário de Investigación en Estudios Latinoamericanos (IELAT), da Universidad de Alcalá de Henares, em Madri, Espanha. Estão interessados em compartilhar suas análises e propostas sobre os novos fenômenos políticos, sociais, econômicos, culturais e históricos globais. Contribuem com textos para o Manifesto, e vice-versa.

Podosfera Antifascista 

#PodAntifa é um portal (e uma hastag) que agrega mais de 100 podcasts brasileiros, dos mais variados temas, que se alinham à luta antifascista.

Artefato Edições 

Editora & motivo para encontros. O Conjunto Artefato é formado por Lígia Sene, Victor Prado e Gabriel Galbiatti. Está situado em Franca/SP.

Já conversaram, escreveram ou fotografaram com a gente:

Acácio Augusto, Ana Luiza Fazanaro Moretti, Aristênio Gomes, Bruna Diniz, CDHEP, Clarissa Nascimento Forner, Cristian Valdivieso, Daiara Suellen Gabriel, David Succi, Emanuel Assis, Flávio Roberto Batista, Gabriel Palazzo, Gabriela Fideles Silva, Gustavo Oliveira, Isabeau Lobo Muniz Santos Gomes, Jaqueline Trevisan Pigatto, João dos Santos Gomes Filho, João Victor Motta, Jorge M. Oliveira Rodrigues, José Cláudio Souza Alves, Leonardo Dias, Lisa Belmiro Camara, Lucas de Oliveira Ramos, Maria Luiza Rizzotti, Mariana Couto, Matheus de Oliveira Pereira, Movimentos, Pedro Mota, Rafael Cacau Botelho, Rodne Lima, Thaiane Mendonça, Thiago Rodrigues, Victória Balmat Silva Neto.